Sunday, February 19, 2006

Bruxelas

E assim fiz a minha primeira viagem no contexto ERASMUS. Os meu planos eram acordar cedo e aproveitar o dia e conhecer Bruxelas de uma ponta à outra...tudo a que tinha direito.
Tudo correu como o planeado, excepto a parte de acordar cedo..afinal sou humano e preciso de dormir nem que seja até às 11h.
Acordei, tomei banho, tomei o pequeno-almoço (se é que um copo de leite com choclate e um Twix possam ser considerados de pequenp-almoço), vesti-me e fui para a estação de comboios. Importante referir que a ordem atrás descrita não corresponde à realidade já que tive de me vestir depois de sair do banho, pois num país com um frio destes se eu não me visto depois de um banho morro com uma forte pneumonia e o meu não-tão-grande-johnson desaparece, além de que compartilho a casa com outras pessoas...imaginem o que é eles verem o Miguel entrar e da banheira saí uma Miquelina aos espirros...não fica bem...digo eu!!
Enfim apanhei o comboio. Viajar de comboio tem outro nível, tem um sabor diferente do avião, isto é, não temos as hospedeiras a apontarem-nos as saídas de emergência do avião (é de conhecimento geral que caso se sofra um acidente de comboio e consigamos sobreviver é correr o mais rápido possivel, a sangrar o mais que pudermos e a gritarmos imenso mas sempre a olhar para as camaras de televisão...se não existirem, temos de esperar que cheguem e depois gritar e depois correr...OBVIO!!), não temos o zumbido estranho nos ouvidos, temos mais espaço e sobretudo temos uma vista sobre o verde da paisagem (caso haja, se não for verde pode ser uma cor qualquer). Outra importante referência é o facto de não estar a falar dos comboios na linha de Sintra.
Cheguei a Bruxelas e estava, obviamente, a chover e frio, mas com imensos turistas. Chegando lá decidi explorar a cidade ao máximo e sem mapa (eu não preciso de mapa, porque se é para me perder mais vale me perder com razão!!). Lá começo eu a palmilhar a cidade...eu vou à zona de restaurantes (por sinal com muito bom aspecto e com bons menus a preços interessantes), é igreja? eu entro e tiro fotos. Estou nisto até que chego à Grand Place e aquilo é mesmo giro!!! é bem jeitosinho, não resisto e vou ao Museu da Cidade. Lá aprendo uma série de coisas como a Grand Place mantém-se praticamente a mesma à uma serie de seculos, que a já foi incendiada quando atacada por franceses, aprendi que os americanos também vão a museus e que veêm tudo e não passam só uma vista de olhos (apesar de parecerem saidos do ghetto eu segui-os e eles é que me orientaram dentro de um museu sem setas no chão a indicar a ordem).
Depois de sair daquela zona, quis procurar por jardins bonitos e com aquele aspecto de filme de época... comecei a andar...andei...andei...andei...já referi que estava sem mapa?...andei mais um pouco...quando dei por mim estava em pleno bairro árabe, no inicio devia estar na parte gira, porque só se ouvia musica arabe, haviam casas de chá só com homens, etc....mas o problema foi que continuei a andar...só voltei para trás quando senti que eu estar no Bairro 6 de Maio vestido com barras de ouro e com um cartaz a dizer "Voltem para a vossa terra" era mais seguro do que eu continuar ali...consegui sair de lá e consegui voltar ao meu ponto de partida, isto é,quase lá...porque nesta altura estava a morrer de fome e vi um McDonalds,...tive de fazer uma paragem estratégica....o resto fica para a próxima.

1 comment:

Anonymous said...

Ih Ih e eu estou aí quase! Depois tens de me fazer a tour pla Grand Place! Olha... com tanta foto tirada, vê se agora tb as pões no blog! Toca a trabalhar!!
Jokas!