Thursday, February 23, 2006

Bruxelas - A Saga continua

Após uma curta paragem nesse marco do mundo ocidental, o McDonald's, a minha busca pelo Parque (letra grande porque é um parque importante em Bruxelas, perto do palácio e tudo...só não sei o nome, mas acho que deve ser Parque de Bruxelas) continua. Nesta altura um mapa não me pareceu mal e felizmente todas as entradas para o Metro têm um mapa. Tento me localizar e lá vou eu...à medida que me aproximo do parque sou invadido por uma leve sensação de familiaridade, isto é sinto que já estive ali...essa sensação vai aumentando até chegar ao ponto de .... EU ESTIVE AQUI!!!!.Para quem pensou que foi um Deja Vu ou que fui Belga numa vida passada errou....Eu estive aqui logo no primeiro dia, carregado que nem uma mula com todas aquelas malas e as escadas...MEU DEUS!!! AS ESCADAS!!!!...a minha primeira reacção foi encolher-me na posição fetal e chorar e chamar pela mãe..mas depois vejo que não tinha malas e voltei rapidamente ao normal...
O parque deve ser muito bonito na Primavera ou no Verão, já que no Inverno está um pouco despido, mas aquela aura dos jardins enormes onde as familias tradicionais passeavam todas as tardes, onde se faziam piqueniques, os pirralhos brincavam com peões e onde o maior problema desta gente era casar a filha mais velha para esta não ficar encalhada, enfim...
Tiro uma, duas fotos e as pilhas acabam...DE QUE SERVE VISITAR UMA CIDADE SEM MÁQUINA?!! Eu mesmo ao pé do Palácio e não puder tirar uma foto? Então inicio a terceira parte da minha saga...Procurar Pilhas!! Mas onde é que elas se vendem? Volto a andar, a andar, a andar...(eu só tenho a dizer que na visita a Bruxelas andei muito, por isso só pôr aqui e no post anterior poucos "a andar" é a minha forma de inserir figuras de estilo (eufemismo) num texto tradicionalmente pobre e sem imaginação...). Chego a um Restaurante e pergunto onde posso comprar pilhas, todos os empregados olham para mim com um olhar piedoso, mas como quem diz "O que? Comprar pilhas NESTA zona? a um sábado depois das 16h30?"; "O miúdo bebe", e coisas do género...lá me mandam para trás virar para um lado qualquer para chegar a determinado local onde encontraria lojas e pessoas e se tivesse sorte uma loja estaria aberta e Lá encontraria pilhas..
(desculpem a repetição, mas...) Ando, ando, ando...e começa a chover...e ando mais um pouco, de facto sinais de vida começam a surgir e chego ao que me parece ser um bairro africano, daqueles bem castiços onde tu entras num centro comercial e lá existem uma série de lojas que vendem apliques para o cabelo laranjas e cheio de ondinhas, onde a música apela à mexida tradicional do quadril de uma forma violenta (quem não sabe é melhor não fazer já que provoca alguma paralisia)..Aqui encontrei pilhas e meti-me ao caminho para encontrar o palácio...eu TINHA de tirar uma foto ao palácio...e consegui!!! já tinha alcançado tudo o que me tinha proposto, agora o que viesse era lucro...vi o Tribunal, vi uma casa chamada "Old English" muito gira, vi que estava perto da estação...apanhei o comboio e voltei a Leuven.
Gostei muito de ir, o facto de ter andado muito permitiu-me ver uma série de coisas e de ter perdido a sensibilidade nas pernas.
Tichau

No comments: