Tuesday, January 22, 2008

Como reagir?

Durante anos tenho conseguido disfarçar a minha incapacidade naquilo a que os anglo-saxónicos gostam de chamar "small talk", mas estou a chegar a um momento onde os adultos para os quais trabalho insistem em vir com conversas desse genero e esperam uma determinada reacção...ora a minha reacção e totalmente oposta já que acho sempre que estão a mangar com a minha cara e lanço sempre um inicio de risada mas acabo por interrompê-la e termino com um "pois...".

Essas conversas são sempre sobre banalidades mas a nossa não reacção ao facto de alguém estar a tomar um aspirina é meio caminho andado para criar um problema diplomático ao mesmo nível que o vivido na Faixa de Gaza.

Importa referir que esta minha não-reacção refere-se sobretudo a pessoas com as quais não me identifico em absoluto, caso se trate de amigos a minha reacção é oposta, já que não considero este tipo de conversa "small talk"...a diferença? Ora...está relacionado com o facto de me importar com o que acontece com os meus amigos em oposição ao que acontece com os que não os classifico como tal...

Exemplos de conversa:

- "Nasceu a minha sobrinha" - aqui está o perfeito exemplo do que me referia à pouco...quando um(a) amigo/amiga me conta que nasceu um novo elemento da sua familia eu faço n perguntas..se é gira...se já ri...depois de conhecer digo coisas como "ela é pequena..."..."não..deixa estar...não quero pegar porque pode-se partir"..Agora se alguém do trabalho me conta a mesma coisa..a minha resposta é no máximo um "que giro" ou "Deve ter doido"...

- "Casámo-nos" - o que dizer em relação a estes casos...dá-se os parabens? perguntamos como correu a festa à qual nós não fomos convidados e onde é-nos descrito o tipo de comida que poderiamos encontrar na celebração do amor, todos sabem que sou sensivel à questão da comida...nestes casos dou no maximo um "adoro festas"..porque não sei o que diga...eu sou um bocado convencido e acho que o que vou dizer irá marcar a pessoa para todo o sempre, assim se eu disser que "Fico feliz por voces, apesar de não conhecer a tua cara metade, acho que foram feitos um para o outro" e depois divorciam-se..eu hei-de assumir que a pessoa que conheço foi induzida em erro pelo que eu disse...

- "Vou ser operado" - a primeira pergunta a fazer irá determinar o rumo da conversa...sim existe este tipo de pressão até nas pequenas banalidades...As pessoas gostam de falar de doenças, comprimidos, no que se toma para determinada maleita e fazem-no em qualquer sitio...se adoptamos uma postura de "Aiii não posso?!!! A que vais ser operado? Quem te opera? o que te deram? não havia mais nada a fazer?" adoptando uma postura de Estado de sitio, o mais certo é todos no metropolitano tomarem conhecimento de que a pessoa que está do tamanho de um dedal irá ser operado as hemorroidas ou quiça a um furunculo no pé...Ou por outro lado, podemos perguntar apenas "A quê?" e acabamos por ter de dar suporte psicologico a alguém que não conhecemos...sim torna-te uma boa pessoa, mas o que começa como uma simples troca de palavra pode acabar com muito choro...

- "Estes jovens..." - o truque é por a música mais alta e nem responder...pode acabar mal..

- "Aquela parece ter muito calor..depois admiram-se de serem violadas" - Corram!!! se dão conversa a alguém que consiga dizer isto sem terminar a frase a rir-se e a dizer que estava a gozar, o meu conselho é que esqueçam a música e fujam, porque é um saltinho até começar a defender a clonagem do Salazar e a dizer que maldita a hora que D. Afonso Henriques bateu na mãe e deixámos de pertencer a Espanha

2 comments:

Anonymous said...

muito bem visto!

Renato said...

O melhor "small Talk" e, e sempre sera o penalti que gamaram ao Benfica no ultimo fim-de-semana!
Abraco,
Renato.