Thursday, February 07, 2008

Import - Export

Na minha caminhada matinal pus-me a ouvir o podcast de Há vida em Markl, rubrica de Nuno Markl, quem eu aprecio, e que passa de manhã na antena 3. Ele estava a divagar sobre as queixas que muita gente faz sobre o muito que nós importamos dos EUA! De facto é comum ouvirmos alguém a dizer coisas como "ah isso é muito americanizado!" ou quando se fala de determinado filme de guerra "Tipico de Americano..a puxarem a brasa à sua sardinha..."

Queixas parvas porque nem tudo o que nós importamos é mau...está bem...dou-vos o Dia dos Namorados e o Halloween...mas fico por aí...

Eu não me importava de ter um Thanksgiving...porque? Ora aquilo calha em Novembro e esse é um mês pobre em feriados...

Pus-me a pensar e se formos a ver quase nenhum país tem uma quota muito elevada de coisas criadas por eles, sempre existiu a componente de ser influenciado pelos outros, nomeadamente das chamadas Potências...Se era para nos revoltarmos...que tal França? Aquelas perucas e vestimentas marcaram uma geração..felizmente não foi a minha...mas em plena Lisboa temos a estátua de um senhor, que independentemente do que acharmos das suas politicas, foi importante para o país, especialmente a nossa capital, mas ele está eternizado como um senhor que orgulhosamente usava perucas aos caracóis, babados nas camisas e eu aposto que punha pó de arroz e um sinal junto ao lábio superior...
E que tal o Reino Unido? ou Espanha?

Mas nem tudo é mau...a importação pode ser boa:

- Croissant - com chocolate ou misto ou com queijo aquecido é mesmo bom!!

- Lost - se nós fossemos um país que não tivesse relações com os EUA eu não poderia ver o Lost ou o Dexter ou uma catrefada de séries que muito me agradam...o mesmo se aplica ao Reino Unido..pensam na vossa vida sem o Office ou Extras...eu de facto tinha uma vida antes dessas séries...mas não me lembro...

- Paella - ...nem me vou alongar neste assunto...é que estou com uma certa fomeca, mas fica no ar o meu apreço por tal iguaria...

- Macdonalds - agora é altura dos pseudo-intelectualoides ou anti-america surgirem contra esta empresa, simbolo da globalização e da perda de identidade dos povos..bla bla bla...quem não gosta de comer aqueles hamburgueres feitos sabe-se lá de que acompanhado por uma Coca-Cola, não é obrigado , mas que caiem muito bem quando estamos esganados de fome ou quando tivemos uma noite mais agreste...bem e quando terminamos com um bruto sundae de chocolate...não há melhor.

Porque nós nem deviamos falar muito..é que lá porque somos um país agradável, perfeito para o turismo, e alguns dos nossos cérebros serem mesmo bons...nós somos responsáveis pela exportação da Ana Malhoa, da tipica mercearia do senhor com bigode e lápis em cima da orelha, conhecidos como termos o hábito de coçar os nossos couratos em público enquanto espancamos a nossa esposa...sim porque todos os portugueses gostam de uma boa cena de pancadaria...Clichés? talvez...

No comments: