Friday, March 30, 2007

Portugal: Bom ou Mau?


Quando me faltam pilhas e não tenho acesso à música do Mp3, é quando tenho maior afluência de ideias e teorias, já que tenho 90 minutos (45 minutos * 2 (ida e volta)) de pura monotonia. Durante esse periodo penso que está frio, penso que se calhar não devia ter vindo só de camisa, como também leio os jornais das outras pessoas, como ouço as conversas deles...

O teor destas conversas varia desde conversas de ocasião, passando pelas conversas privadas, até ao comentário politico, digno do Prof. Marcelo.

Baseando-me apenas nas conversas de teor politico-social, o nosso pais é um "buraco", "república das bananas" e vai "de mal a pior", "isto nunca esteve tão mal" e "o que faz falta é um Salazar". Dá vontade de sair disparado do metro e apanhar o avião para qualquer país, já que este está com os dias contados, e começar uma vida nova num país decente!! Então pus-me a pensar, se isto está tão mal, porque é que continuamos cá?...Porque é que 10 milhões de portugueses não fazem uma jangada e fogem para um país onde sejam valorizados? Porque é que nós não saímos do lugar?

Para esta última pergunta a resposta é simples: Não saímos do lugar, porque, já diz o ditado "Quem foi ao ar, perdeu o lugar", e se há coisa que o português odeia é dar o lugar no metro.

Para as restantes, a resposta reside no facto de todo o português que se preze ter de se queixar, porque se formos analisar bem o nosso Portugal encontramos coisas boas...pelo menos foi o exercicio que me propus durante 90 minutos:



  • Sol - pode estar frio, de vez em quando chove, mas o Sol de tempos a tempos aparece e tudo parece mais fácil, mais alegre. E, na maioria das vezes, é ameno...isto é, não é o exagero que é no Brasil, nem é a inexistência dele como no Reino Unido...podemos ser pobres, mas sabemos que o céu é azul,o sol é quente e temos uma corzita que nos tira o ar anémico;


  • Pastéis de Belém - simplesmente óptimos...perfeitas iguarias que me fariam ir a pé até Belém e alambazar-me à bruta naqueles pastelinhos quentinhos, acompanhados com um café e numa esplanada, são momentos que dificilmente encontrariamos noutro país;


  • Bairro Alto - Vários tipos de bares, vários tipo de pessoas, o passear, o beber o conversar, o ver alguém a falar sozinho ou a vomitar...tem uma beleza algo degradante;


  • Lux - Ai, o Lux!! O único espaço em Lisboa onde vale a pena sair, onde vale a pena pagar 12 euros, quando os temos, onde vale a pena ficar uma hora à espera, sentado nos sofás, porque sabemos que a qualquer minuto, o que parecia uma noite banal, em momentos, transforma-se numa óptima noite;


  • As pessoas - óbvio que não são todas, porém quando encontramos um português com um certo nível (isto é, simpático, que saiba falar, que tenha opiniões bem sustentadas, mesmo que não concordemos com elas, que seja prestável, etc.) compensa os 10 cretinos com que nos cruzámos durante o dia

Acho que se demora-se mais tempo para chegar a casa, tinha arranjado outras razões...mas a viagem são só 90 minutos...Óbvio que as razões que encontrei não me irão demover de ir trabalhar uns tempos para o estrangeiro, mas fazem-me ver tal situação como uma experiência extremamente agradável e uma viagem de 2 sentidos, como faço todas as manhãs, Ida e Volta...quando for...daqui a uns tempos, uma certeza eu tenho..irei voltar....por muito mau que isto esteja...ao menos venho mais poupadinho...espero....senão, venho de jangada, já que não teria dinheiro para o bilhete de avião.

Se um dia eu estou num "Péssimo Dia" e não tenho pilhas, tenho medo do que pode sair dali...se começo a pensar sobre a minha vida estou lixado!!

Abraço e Beijinhos ( à muito que não mandava)

1 comment:

Anonymous said...

Deve ser uma terapia do diz que se está mal. Pelo menos logo de manhãzinha, a ir-se pró trabalho, fica-se logo a saber que há quem esteja pior que nós.
Vamos iniciar a nova vaga de emigrantes portugueses, mas desta vez altamente qualificados e que voltam pra dar ânimo ao seu país. Até daki a uns 4 anos!!
CR