Friday, June 30, 2006

Futebol

Em época de Mundial é impossivel não falar de futebol. Em qualquer sitio que se vá, mesmo aqui na Bélgica, Futebol é o assunto de momento. A caminhar na rua ouve-se coisas do genero: "bla, bla, bla, bla, bla Brasil, bla, bla, bla, Japão, alstublift, Portugal..". É óbvio que eles falam de futebol...assim como nós que vemos e sofremos todos os jogos da selecção nacional e não só, nada como, agora sem exames, ficarmos a beber uma cervejita/coca-cola enquanto se comenta o jogo...escusado será dizer que eu sou o mais calado. Pois é, eu sou talvez a criatura que menos percebe de futebol...houve um periodo que soube, mas terminou a partir do momento que deixei de fazer a eterna colecção de cromos com as equipas do campeonato nacional..sabia que o cromo do João Pinto do Benfica era dificil de arranjar e que por isso ele devia ser bom...assim como o Manana Barkazu do Oliveirense...que será feito dele?
Mas eu confesso, sofro mais pela Selecção do que pelo Sporting (tirando a final da UEFA...ai penso que perdi um pouco da minha essencia...nada de grave, foi mesmo só um bocado). Quem não se lembra do Euro 2004, eu que não gostava de futebol e estava em plena época de exames, parava o que estava a fazer e sofria...é sempre assim com Portugal..sofrer até ao fim..sofre não é o termo correcto...o certo é alucinar...eu juro que por momentos vi pontinhos brancos e devo ter perdido os sentidos umas quantas vezes, então durante o jogo Portugal-Inglaterra , eu devo ter entrado em coma...
Neste ambiente de optimismo e de futebol espectáculo, uma pessoa deixa-se envolver e decide tornar-se mais activa nesse desporto. Fintas à Ronaldinho, golos, passes à Figo, chutos à Maniche, tudo parece tão fácil...pois é...parece....
Eu sempre tive a suspeita de que poderia ser o pior jogador do mundo, porém já tinha tido a minha época de ouro, quando durante o 7º ano/8º ano jogava com alguma frequencia com amigos como o Renato, João Pedro, Miguel Angelo, etc e até que marcava alguns golos...muito bem que eles deixavam, mas a bola a maioria das vezes entrava e algumas vezes tinha pessoas a frente da baliza....Mas aos poucos fui perdendo o talento e passei por uma fase idêntica ao do Maradona...pensando bem...Portugal perdeu o Maradona..eu....pelo menos no meu mundinho...
Após o jogo no Inverno (sim joguei com neve, frio e ainda levei com bolas em sitios que só merecem ser bem tratados...) pude ter a noção exacta de que seria o pior jogador do mundo..mas como as condições climatéricas não eram as melhores, decidi dar uma segunda oportunidade...o problema e que decidiram jogar futebol de 11 e com pessoas que nao sabia quem eram...o que me deixa intimidado para demonstrar toda a minha arte...Escusado será dizer que mais uma vez o Maradona português não pode mostrar o seu talento devido a condições externas...há-de chegar o dia em que acerto na bola...e nesse dia, caso nao ma tirem, irei chutar..e quando isso acontecer, caso não vá parar aos pés do adversário, a bola irá para a frente!!!!

2 comments:

Anonymous said...

epah de repente lembrei-me do charlie brown!

Anonymous said...

ja agora sou "frankie"