Friday, February 09, 2007

Update

Bem...nos últimos tempos tenho vindo a queixar-me dos professores, dos meus temores da entrada no mundo dos adultos e sobretudo de eu ser um estudante universitário crónico.
Pois bem, isso tá quase a acabar, depois deste semestre só me faltam 2 disciplinas para acabar o meu curso.
Até já comecei a odisseia da procura do primeiro emprego, este não costuma ser aquele que vinga, mas não queria aceitar qualquer coisa. Quando comecei a enviar curriculums tinha bem definido o que queria e o que não queria...sendo Recursos Humanos e Comercial duas coisas que eu não queria...
No inicio da semana ligaram de uma instituição financeira para uma entrevista com o departamento de recursos humanos, em resposta a uma anúncio para o departamento de marketing...chego la, de fatinho como manda o protocolo, 5 minutos adiantado, coisa rara para a minha pessoa, uma gentil senhora apresenta-se e indica-me uma cadeira...pois bem, primeira calinada e tudo graças ao maldito protocolo...o protocolo diz que as senhoras primeiro sentam-se e só depois o senhor...pois bem, eu vejo uma cadeira e sento-me, é automático, não resisto, é como se a cadeira fosse o Anel 1 e eu fosse o Gollum/Smeagol..."My preciousss"...e sentei-me...a senhora não.
No decorrer da entrevista menti algumas vezes...se me perguntam o que faço nos meus tempos livres eu não vou ser honesto ao ponto de dizer que o meu tecto é de tal forma interessante que tira-me horas de vida o observa-lo...automaticamente revelo que jogo futebol com os amigos aos sábados à tarde, ou domingos de manhã..caso chova....e que jogo ténis sempre que posso....o que não é mentira, porque se eu não tivesse um tecto interessante ou caso me ligassem para ir jogar à bola seria algo que eu poderia fazer.
Mas chegou a uma altura da entrevista importante: Pontos Fortes e Fracos...como tenho um alto conhecimento sobre mim, perguntei no dia anterior a uma amiga minha (Sô Tora M) quais os meus pontos fortes e fracos e ela indicou-me 3 fortes 2 fracos. A Senhora de Recursos Humanos perguntou-me 3 fortes, que eu descrevi da mesma forma que M me transmitiu, e 3 fracos, 2 deles iguais ao que sugeridos por M....mas faltava 1...tinha poucos segundos...se tanto...para dizer o meu ponto fraco...estava a ser observado, uma gotinha de suor começava-se a formar no meu couro cabeludo, minhas mãos começavam a ficar quentes....e disse...assumi o meu ponto fraco...a única altura em que sou sincero: "EU GAGUEJO UM BOCADINHO...SOU UM BOCADINHO DISLÉXICO!"..sim eu disse isto...até me surpreendeu, porque no meu inconsciente a frase "Sou um pouco parvo" era diversas vezes repetida. Depois desta revelação estava tudo perdido e eu achava que não me iam contratar nem aqui nem em lado nenhum, já que este entrevista iria se tornar uma anedota no mundo empresarial, mas a senhora não riu e de seguida perguntou "É patológico?"...era a minha safa, eu podia sair incólume desta situação...mas não...tinha aberto a porta da sinceridade e ela emperrou..."Não, é que quando estou nervoso, gaguejo, ou quando não estou preparado..."...gaguejei!!...
Para finalizar a entrevista ela decide descrever a função: Gestor de Conta!!!!...."Vendedor" de Serviços Financeiros....ÁREA COMERCIAL!!!! Mas no primeiro emprego não devemos ser picuinhas e quando questionado sobre se eu me veria nesse papel, lá consegui fechar a porta da sinceridade ao pontapé e um "sim"...fraquinho...saiu-me da boca.
Despediu-se dizendo que ligaria nesse mesmo dia caso fosse escolhido para ir a uma outra entrevista...não ligaram...não fiquei surpreso!!
Fiquei surpreso quando no dia seguinte às 10h da manhã ligam-me a perguntar se eu estaria interessado numa outra entrevista...mesmo depois do desastre eles não desistiram!! Fiquei contente!

No comments: